Como realizar o Agachamento corretamente

Você sabia que o agachamento é um dos exercícios mais eficazes para o ganho de massa muscular, especialmente nas pernas e glúteos?

Mas não traz apenas esse benefício, e infelizmente, por desinformação, esse exercício tem sido mal interpretado e até mesmo excluído de algumas rotinas de treino.

Além do ganho de massa magra, o agachamento ainda garante um desenvolvimento e ativação coordenada de vários músculos do corpo.

Benefícios do Agachamento Além do Ganho Muscular

Isso faz com que possamos aprimorar a força funcional, essencial para atividades do dia a dia e esportivas.

Outro ponto importante é que, durante o agachamento, o core é fundamental para manter a estabilidade e o controle do corpo é fortalecido.

Maiores mitos do agachamento

Essa informação só é verdadeira quando o agachamento é feito de forma inadequada, aumentando os riscos de lesões por sobrecarga.

Fazer agachamento gera prejuízo aos Joelhos e Coluna

Apesar do agachamento exigir uma base de força e equilíbrio elevados, existem adaptações que podem ser incorporadas por diferentes níveis de condicionamento.

O agachamento não é indicado para todos

Como vimos acima, o agachamento não somente promove o desenvolvimento muscular, mas também contribui para mobilidade, saúde e desempenho atlético.

Limitado ao Ganho Muscular

Como realizar o Agachamento corretamente

Antes de iniciar o agachamento, você deve posicionar os pés na largura dos ombros, mantendo seus calcanhares no chão durante todo o exercício e criando uma base estável.

Posicionamento da Barra e Pés

Você pode manter os pés levemente mais afastados do que a largura dos ombros, desde que isso não dificulte a execução do exercício.

Femini Whey em Promoção

Jamais abaixe e suba rápido demais durante o agachamento. Você deve executar o movimento de forma contínua e lenta, eliminando qualquer pausa e parada.

Movimento Contínuo e Lento

Esse tipo de conduta fará com que a tensão nos músculos seja suave, evitando estresses desnecessários nas articulações.

Um erro comum é achar que quanto mais você agachar, melhor para seus músculos. 

Profundidade do Agachamento

Porém, a profundidade ideal do agachamento deve ser entre 45° e 90°, o que garante a segurança do movimento.

Quando deixamos de lado a musculatura, aumentamos a pressão e direcionamos o esforço para as articulações em si e não para os músculos.

Foco na Musculatura, Não nas Articulações

Para evitar as lesões nas costas, mantenha a coluna sempre ereta e contraia o abdômen, o que fará com que sua postura fique sempre adequada durante todo o exercício.

Postura das Costas

Nosso corpo é altamente adaptável, e para que o exercício seja mais eficiente, é sempre importante variar os tipos de agachamento, evitando que seu organismo se adapte ao estímulo.

Variações

Suplementos max Titanium