Em busca de um estilo de vida mais saudável e uma forma física invejável, muitas pessoas se propõem a reduzir seu percentual de gordura corporal.
O percentual de gordura corporal é a proporção da gordura presente no corpo em relação ao peso que vemos na balança.
Isso porque uma pessoa pode ter um peso acima do normal para sua altura, mas ter muito mais massa magra do que gordura, o que indica que não há problemas em não estar no peso padrão na balança.
Uma das formas mais eficazes de diminuir o percentual de gordura é reduzindo o consumo de gorduras inflamatórias como a gordura trans.
Essa gordura passa por um processo de hidrogenação, que acaba prejudicando o nosso organismo e especialmente a saúde cardiovascular.
Outra dica é priorizar os alimentos integrais como frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, proteínas magras (frango, peixe, carne magra) e produtos lácteos com baixo teor de gordura.
Para diminuir o percentual de gordura, é importante que você faça uma redução na ingestão de calorias. Ou seja, fique em déficit calórico.
A proteína precisa de mais energia para ser metabolizada, e consequentemente, acelera o seu metabolismo durante o processo de digestão.
Outro benefício da proteína é que ela aumenta a saciedade, fazendo com que você não sinta fome o dia todo, além de também preservar a massa muscular e até contribuir para o ganho de massa magra.
Uma boa estratégia para diminuir o percentual de gordura é aumentar a intensidade dos seus treinos, sejam eles aeróbios ou musculação.
Para isso, aumente a carga usada, número de repetições e minutos do seu treino. Isso fará com que seu gasto calórico seja maior, aumentando naturalmente seu déficit.
Dormir pouco pode fazer com que o cortisol fique elevado, e a leptina seja diminuída, o que contribui para o ganho de gordura corporal.
Além disso, o sono adequado desempenha um papel fundamental na regulação dos níveis de açúcar no sangue e na sensibilidade à insulina.
Alguns suplementos como o Whey Protein e termogênicos podem ajudar a acelerar o processo de perda de peso.
Isso porque, enquanto o Whey aumenta a saciedade, o termogênico acelera o metabolismo e aumenta o estado de alerta do corpo. Com isso, ajuda a queimar mais calorias.