O universo fitness é bastante amplo e engloba diversas questões que vão desde a alimentação, até o tipo de exercício que devemos realizar.
E quando se trata de cardio, uma das perguntas mais comuns é: quanto tempo e com qual intensidade devo praticar meu cardio? Será que devo realizar esse tipo de exercício todos os dias?
O primeiro passo antes de iniciar o cardio em seu treino é entender a relação da intensidade do exercício com seus objetivos.
Isso porque a intensidade correta varia de acordo com suas metas. Por exemplo, se você está buscando a construção de músculos, o cardio é importante para o aquecimento e para a remoção de lactato.
Mas se você está em busca de queima de gordura e saúde cardiovascular, a intensidade e volume podem ser maiores, já que você terá mais energia para gastar.
Outra questão muito interessante, mas que poucas pessoas sabem, é que é possível transformar atividades aeróbicas em anaeróbicas, dependendo da intensidade aplicada.
Uma corrida com sprint, por exemplo, pode ser mais intensa que uma corrida normal, ajudando a promover o ganho de massa magra em pequenas quantidades.
Você deve sempre pensar no propósito do seu treino para determinar a duração e intensidade do cardio. Se está buscando melhorar a saúde cardiovascular, opte por sessões mais longas e intensas.
Para quem deseja queimar gordura, o cardio é sempre uma excelente opção de gasto de energia.
A gordura na barriga, por exemplo, pode ser uma gordura visceral ou subcutânea, e a esteira pode ajudar.
A corrida na esteira ajuda a aumentar o colesterol bom, conhecido como HDL, além de conseguir remover preferencialmente a gordura subcutânea que fica no tronco e barriga.
Outro ponto importante é identificar o tipo de gordura na barriga: estômago alto? Barriga tipo avental? A partir dessa análise, você saberá qual a melhor estratégia para chegar no seu físico desejado.
Agora que você já decidiu o tipo de cardio que você fará de acordo com suas metas, é hora de planejar como será o seu treino anaeróbico.
Se você usa o cardio como um aquecimento, escolha uma atividade de intensidade moderada e volume baixo para aquecer.
Cerca de 15 minutos na bicicleta, por exemplo, já ajuda a aquecer a musculatura para o seu treino de cardio mais intenso ou musculação.