No universo da nutrição e do emagrecimento, os alimentos termogênicos têm ganhado destaque como aliados poderosos na busca por um metabolismo mais acelerado e na perda de peso eficaz.
Os alimentos termogênicos são alimentos que têm a capacidade de aumentar o gasto energético do corpo durante a digestão e metabolização.
Normalmente, estimulam o metabolismo basal pela presença de compostos bioativos, como cafeína, capsaicina, etc, promovendo a queima de calorias mesmo quando o indivíduo está em repouso.
Quando consumidos, os alimentos termogênicos têm efeito direto sobre os adipócitos, que são células de gordura presentes em nosso organismo.
Junto, os termogênicos ainda aumentam a lipólise, que é a quebra de gordura armazenada nos tecidos adiposos em ácidos graxos livres permitindo que nosso corpo use a gordura como fonte de energia.
O principal benefício dos alimentos termogênicos é a melhora significativa no desempenho físico, aumentando a energia e resistência durante os treinos.
Os termogênicos também agem aumentando a energia por proporcionarem um impulso de energia extra. Com isso, ajuda no combate da fadiga e aumenta a disposição ao longo do dia.
Alguns termogênicos são ricos em propriedades antioxidantes, ajudando a combater os radicais livres e protegendo as células contra danos oxidativos.
Rico em cafeína, aumenta a termogênese e estimula o sistema nervoso central, o que gera um impulso de energia e alerta.
A pimenta vermelha é rica em capsaicina, sendo um poderoso termogênico que aumenta o metabolismo e promove a queima de gordura e aumento de energia disponível.
O chá verde, além de ser um potente antioxidante natural rico em catequinas, também aumenta os níveis de energia e melhora a função cardiovascular.
Além de ajudar a acelerar seu metabolismo, promovendo a perda de peso e fornecendo energia, a canela ainda ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e melhora a sensibilidade à insulina.
O gengibre também é um termogênico muito difundido no mundo fitness. Rico em gingerol, o gengibre ajuda na queima de calorias e aumento de energia.
Outro termogênico bastante conhecido é o TCM, presente no coco, que são ácidos graxos de cadeia média que além de promover a saúde cardiovascular, ainda atuam como termogênicos.
O vinagre de maçã, além de ajudar a acelerar o metabolismo, ainda ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e melhorar a sensibilidade à insulina.
Embora poucas pessoas saibam, as proteínas também são consideradas alimentos termogênico, já que o corpo precisa de mais energia para metabolizar as proteínas.
A quantidade dos termogênicos indicados para ingestão diária varia de acordo com cada alimento e cada produto.
Caso você esteja consumindo alimentos naturais, como gengibre, canela e pimenta, as doses recomendadas para serem ingeridas diariamente de forma segura é de 4g, o que equivale a 1 colher de chá.