Por que o agachamento é considerado o exercício mais completo para o treino de pernas?

Se você está começando sua jornada na musculação ou já possui uma certa experiência, é essencial entender a importância de incluir exercícios completos e eficazes em seu treino de pernas.

E quando o assunto é treino completo, poucos exercícios podem se comprar com o agachamento.

Confira a seguir por que você deve começar a incluir o agachamento em seus treinos!

Desenvolvimento muscular completo

O agachamento estimula vários grupos musculares ao mesmo tempo, incluindo os glúteos, quadríceps, abdômen e panturrilhas. 

Aumento da força

O agachamento também atua aumentando a força das pernas. Com isso, quanto mais intenso for o treino, mais você estará estimulando o crescimento e fortalecendo das fibras musculares.

Com isso, você não somente aumenta a força das suas pernas, como também evita possíveis lesões durante o treino.

Funcionalidade

Embora poucas pessoas se atentem a isso, o agachamento é um exercício onde trabalhamos o movimento usado em diversas atividades do dia a dia.

Sentar, levantar, agachar para pegar algo do chão ou limpar embaixo da cama são exemplos de movimentos que fazemos diariamente e que usamos os mesmos músculos trabalhados durante o treino.

Melhora o sistema cardiovascular

Por aumentar nosso ritmo cardíaco graças ao esforço gerado, o agachamento também promove um aumento na demanda de oxigênio, estimulando o sistema cardiovascular.

Esse estímulo ajuda na melhora da saúde do coração e aumenta a resistência, o que também é uma ótima forma de aumentar a queima de calorias durante o exercício.

KITS MAX TITANIUM

Versatilidade

Além de poder ser realizado em qualquer lugar, o agachamento também possui algumas variações que potencializam os resultados.

Junto com o agachamento livre, você também pode fazer o agachamento frontal, agachamento com barra e agachamento unilateral para explorar diferentes ângulos e intensidades.

Estímulo hormonal

Sempre que treinamos de forma mais intensa, liberamos hormônios essenciais para o crescimento muscular e recuperação após o treino.

Durante o agachamento isso também acontece: além da testosterona, você ainda libera o hormônio do crescimento e aumenta a potência do treino.

Ativação de múltiplas articulações

Outro grande benefício que faz o agachamento ser considerado o exercício mais completo para o treino de pernas é o fortalecimento das articulações.

As articulações do quadril, por exemplo, são usadas para que o corpo consiga descer e subir durante o agachamento, enquanto as articulações do joelho garantem a estabilidade e controle do exercício.

Porém, existem outras articulações que também são estimuladas durante o exercício, como as articulações dos tornozelos e dos pés.

Graças a esse estímulo, as articulações ficam mais fortes e saudáveis, o que gera uma maior capacidade e potência de estabilidade durante as atividades esportivas.

Saúde a longo prazo

Por trabalhar diversos músculos e articulações ao mesmo tempo, o agachamento reduz os riscos de problemas nas articulações, como a osteoartrite.

Além disso, ao praticar atividades físicas regularmente, você combate doenças como diabetes, hipertensão e obesidade.

Leia o TexTo COMPLETO