Aeróbico e hipertrofia: como combinar os dois

A busca por um corpo saudável, forte e esteticamente atraente é uma meta compartilhada por muitos entusiastas do fitness e atletas.

Dois elementos-chave entram em cena nessa jornada: o treinamento aeróbico e hipertrofia. Mas será que é possível combinar esses dois tipos de treinos?

Qual a diferença entre aeróbico e hipertrofia?

O treino aeróbico envolve atividades de baixa e moderada intensidade que é realizada por um período prolongado, como bicicletas, corridas, caminhadas, natação etc.

Aeróbico

Nesse tipo de exercício, nosso corpo usa o oxigênio para produzir energia, fortalecendo assim o sistema cardiovascular e melhorando a resistência.

Já a hipertrofia é um processo de aumento do tamanho das fibras musculares em resposta ao estímulo do treino de resistência. 

Hipertrofia

Normalmente, esse tipo de treino é feito por quem deseja aumentar a força e fazer com que os músculos cresçam.

É possível combinar aeróbico e hipertrofia?

Considerando que ambos são exercícios com finalidades diferentes, muitas pessoas se perguntam se é possível combinar os dois.

Porém, embora muitos acreditem que fazer exercícios aeróbicos dificulta a hipertrofia, é possível combinar essas duas modalidades para conseguir os benefícios de ambos os treinos.

Vale lembrar, contudo, que é necessário ter um programa de treinamento adequado para equilibrar os resultados, de acordo com seu objetivo.

Isso porque o foco dos exercícios vai depender exclusivamente do seu objetivo. Se deseja perder mais gordura, deve focar no aeróbico, e se desejar mais músculos, em exercícios de hipertrofia.

Outro ponto importante é que você não deve realizar treinos aeróbicos muito intensos e longos, pois causam um excesso de gasto calórico, que podem prejudicar o processo de construção muscular.

Quais os benefícios de combinar aeróbico e hipertrofia?

Melhora da Capacidade Cardiovascular e Respiratória

Ao combinar aeróbico e hipertrofia, seu coração se tornará mais eficiente em fornecer oxigênio aos músculos e os músculos se tornarão mais eficazes em usar esse oxigênio.

Otimização da Queima de Calorias Durante e Após o Exercício

O treinamento aeróbico aumenta o gasto energético, queimando mais calorias, enquanto a musculação aumenta a taxa metabólica basal, fazendo você queimar mais gordura em repouso.

Manutenção de um Corpo Mais Equilibrado e Funcional

A combinação também ajuda a manter um equilíbrio entre saúde cardiovascular, resistência muscular e força, gerando um corpo mais funcional, capaz de lidar com uma variedade de demandas físicas.

Metabolismo da gordura

O aeróbico é um tipo de exercício que melhora a captação de glicose. Essa melhora faz com que seus músculos recebam mais nutrientes para a recuperação, fazendo-os crescer mais rápido.

Leia o TexTo COMPLETO