No mundo da saúde e da vida fitness, o tópico da relação entre o metabolismo e queima de gordura são frequentemente discutidos e, às vezes, mal compreendidos.
Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a relação entre nosso metabolismo e a queima de gordura, e como esse mecanismo funciona.
O metabolismo é o conjunto de todas as reações químicas que ocorrem dentro do nosso organismo para manter nossas funções vitais.
O metabolismo possui diversas funções importantes em nosso corpo, como a produção de energia e a síntese de proteínas consumidas.
É nosso metabolismo que converte os alimentos em moléculas de energia e usa aminoácidos para construir proteínas específicas.
Uma das principais relações entre o metabolismo e queima de gordura é nossa taxa metabólica basal.
A taxa metabólica basal é o nome dado à quantidade de calorias que seu corpo necessita para manter suas funções vitais em repouso.
Ou seja: qual seu gasto energético sem considerar pequenos movimentos do dia a dia, como caminhar, agachar, levantar etc. Quanto maior a sua TMB, mais calorias seu corpo queima.
Porém, o metabolismo também atua na queima de gordura por meio do efeito ETA. Esse efeito é a quantidade de calorias que cada alimento precisa para ser metabolizado.
A partir da sua TMB, você consegue criar um déficit calórico. Ou seja, você consome menos calorias do que gasta, e seu corpo acessa seu estoque de gordura para usar como energia.
Isso significa que consumir mais proteínas ajuda a acelerar o metabolismo temporariamente.
O exercício físico acelera o metabolismo temporariamente durante o treino, e também atua aumentando a taxa metabólica basal por contribuir para o ganho de massa magra.
Porém, as atividades físicas também melhoram a sensibilidade à insulina, o que significa que o corpo é mais eficaz na regulação dos níveis de glicose no sangue.
Treinar é uma das formas mais eficazes de acelerar seu metabolismo, seja por aumentar o gasto energético ou pela construção de músculos.
Proteínas magras como peito de frango, peixe e Whey Protein aumentam a proteína ingerida, sem aumentar significativamente o consumo de calorias.
Quando você está desidratado, seu corpo pode ter dificuldade em mobilizar e quebrar as reservas de gordura para obter energia.
Dormir menos que o necessário também pode afetar a forma como o corpo processa carboidratos e regula a insulina.