Mas você sabe como o atleta deve usar a glutamina?
A glutamina é um aminoácido que atua na construção das proteínas do corpo humano e atua especialmente na saúde intestinal e do sistema imunológico.
Por ser produzida pelo nosso organismo quando necessário, esse tipo de aminoácido é categorizado como não-essencial, embora sua suplementação seja importante em condições específicas.
Quando nosso corpo passa por um estresse metabólico, como treinos intensos, lesões, e algumas doenças, ele precisa converter a glutamina em glicose.
Estudos na área sugerem que a glutamina pode ajudar a manter a função imunológica em atletas que estão sobrecarregados com treinamento intenso.
As células do intestino delgado usam a glutamina como fonte de energia principal, aumentando a eficiência na absorção de nutrientes ao suplementar o aminoácido.
Ela também é encontrada no leite e derivados, e em suplementos, que podem ser em pó, comprimido ou cápsula.
A quantidade indicada de glutamina varia de acordo com suas necessidades e objetivos. No entanto, o mais indicado é suplementar entre 5g a 20g por dia.
Outra dica é dividir a dose de glutamina ao longo do dia para otimizar a sua absorção e manter os níveis adequados de substância no organismo.
A glutamina não é indicada para pacientes com diabetes, problemas renais, alérgicos ao suplemento, grávidas e lactantes e que sofram com distúrbios epiléticos.
Porém, é sempre indicado buscar ajuda médica antes de iniciar o uso de qualquer suplemento para verificar as doses indicadas para seu quadro.
A glutamina é muito usada por atletas para a recuperação muscular após o exercício intenso, já que durante os treinos o aminoácido pode ficar em níveis mais baixos.
Por ser importante para a síntese proteica musculares e na redução do catabolismo, que ocorre depois de treinos intensos, a suplementação evita que os atletas sofram perda muscular.
Muitos atletas acabam sofrendo durante o treino com a chamada síndrome do intestino irritável, que pode ser amenizada com o uso da glutamina.
Os atletas também podem usar a glutamina combinado com outros suplementos para potencializar seus benefícios.
Um dos principais suplementos que podem ser usados com a glutamina são os BCAAs (leucina, isoleucina e valina), especialmente para potencializar a recuperação muscular.
A glutamina também pode ser combinada com o Whey Protein no pós-treino para proporcionar uma ingestão ideal de aminoácidos para auxiliar no crescimento muscular e recuperação.