Se você pratica atividades físicas e está focado em uma vida mais saudável, com certeza sabe que reduzir o percentual de gordura corporal é mais do que uma busca por uma estética melhor.
O percentual de gordura refere-se a proporção de gordura de cada indivíduo com o peso total do corpo.
Embora a gordura seja essencial para funções vitais, como isolamento térmico e armazenamento de energia, o excesso geralmente leva a um desenvolvimento de problemas de saúde mais sério
Um percentual de gordura excessivo pode prejudicar a agilidade, a velocidade e a resistência, enquanto um percentual muito baixo pode resultar em falta de energia e recuperação inadequada.
Hoje, uma das formas mais simples e fáceis de medir a porcentagem de gordura corporal é por meio da balança de dispositivos ou balanças de bioimpedância.
Também, outra maneira bastante usada são as dobras cutâneas, onde o profissional fará a medição das dobras de gordura para verificar a porcentagem.
Um índice de gordura elevado pode levar ao desenvolvimento de vários tipos de doenças, muitas delas sendo doenças sérias que precisam de tratamentos específicos.
As doenças cardiovasculares são as principais doenças relacionadas com o excesso de gordura corporal, como hipertensão, aterosclerose e doenças cardíacas coronárias.
Se você está em busca de um físico melhor, diminuir o percentual de gordura ajuda a melhorar a capacidade de resistência durante atividades físicas prolongadas.
Reduzir esse excesso de gordura ajuda a melhorar a qualidade do sono, o que consequentemente ajuda na redução de mais gordura e promove uma melhor qualidade de vida.
A obesidade pode ter impactos significativos na saúde mental, levando a problemas como baixa autoestima, depressão e ansiedade.
Para diminuir a quantidade de gordura no corpo, o primeiro passo é consumir uma quantidade adequada de calorias focando em um déficit calórico controlado.
Esse déficit é obtido através da ingestão de menos calorias do que o corpo queima, de uma forma que não seja muito agressivo para não acabar criando o efeito reverso.
Essa dieta de déficit deve ser bem estruturada com as quantidade de proteínas, carboidratos e gorduras equilibradas e nas quantidades adequadas para cada indivíduo.
Além de aumentar o gasto energético total, os exercícios ainda ajudam na construção muscular e aceleração do metabolismo.
Engana-se quem acredita que treinar em dias que você está muito cansado é benéfico. O descanso e recuperação são igualmente importantes para reduzir o percentual de gordura.
Além disso, durma o suficiente para regular seus hormônios do apetite e do estresse, que afetam diretamente seu peso e composição corporal.