Ao ingressar no mundo da atividade física e musculação, muitas questões surgem, especialmente quando se trata de suplementação.
Os termogênicos são um tipo de suplemento alimentar desenvolvido para acelerar o metabolismo, promovendo a queima de gordura no corpo a partir do calor.
São usados especialmente por quem pratica atividades físicas e musculação para maximizar a perda de gordura, além de ser uma ótima forma de melhorar o desempenho durante os treinos.
Afinal, por acelerar o metabolismo, o termogênico garante mais energia para treinar, auxiliando também no foco e concentração.
Além de promover a queima de gordura, a cafeína também aumenta a atividade do sistema nervoso central, contribuindo para o aumento do foco e concentração.
O chá verde é rico em cafeína e catequinas, que são associados ao efeito termogênico e aumentam a oxidação de gordura.
Presente na pimenta, especialmente na pimenta caiena, a capsaicina aumenta a termogênese e promove a queima de gordura.
Encontrado em frutas cítricas como laranjas e limão, a sinefrina tem sido usada em termogênicos para aumentar o metabolismo e promover a queima de gordura.
A canela influencia a regulação do açúcar no sangue e sensibilidade à insulina, ajudando na metabolização de gordura no corpo e acelerando o metabolismo.
O gengibre estimula o sistema nervoso simpático, aumentando a atividade metabólica e quebra de gordura para obtenção de energia extra.
Os termogênicos agem aumentando a termogênese, o processo pelo qual o corpo produz calor.
Ele atua estimulando o sistema nervoso simpático e aumentando a atividade metabólica. Além disso, também pode promover a mobilização da gordura.
A eficácia dos termogênicos depende exclusivamente de fatores como produto utilizado, dosagem, composição corporal individual, estilo de vida e genética.
É importante ressaltar, porém, que os termogênicos são produtos que dão suporte para a queima de gordura, e não são soluções mágicas para perda de peso.
Isto é: eles agilizam o processo de queima de gordura corporal quando estão alinhados a uma dieta saudável, e não garantem a perda de peso quando consumidos sozinhos.