Correr é uma das formas mais populares de exercício físico, e a escolha entre a corrida na esteira ou ao ar livre é uma decisão comum enfrentada por muitos corredores.
Ambas as opções têm seus próprios benefícios e desafios, e entender as diferenças entre elas pode ajudar a determinar qual é a melhor escolha para você.
Embora o cardio seja conhecido especialmente para promover o emagrecimento e queima de gordura, eles possuem um papel fundamental na saúde do coração.
Praticar corridas regularmente promove a liberação de endorfinas, neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar.
A principal vantagem de correr na esteira é controlar totalmente o seu ritmo, podendo ajustar a velocidade e inclinação da esteira com base nas suas preferências e objetivos.
Além disso, correr na esteira não depende do clima do lado de fora, como dias chuvosos, com muito vento e até calor excessivo. Com isso, você pode manter sua rotina de exercícios tranquilamente.
Embora uma maior variedade de terrenos possa acabar aumentando os riscos de lesões, essa diversidade é uma ótima forma de estimular seus grupos musculares de forma diferente.
Afinal, alguns solos podem demandar mais força em comparação a outros, assim como a subida demanda mais força do que a descida.
Outro grande benefício é que, dependendo do horário da sua corrida, você ainda pode garantir boas doses de vitamina D, a vitamina do sol.
Quando falamos sobre o emagrecimento e ganho de massa muscular, ambas as corridas contribuem positivamente para os objetivos mencionados.
Porém, o impacto que cada uma tem é relativamente diferente, dependendo de fatores como intensidade do treino, por exemplo.
Para quem quer eliminar o excesso de gordura, a corrida na esteira pode ser uma forma eficaz de queimar calorias, especialmente se você apostar em treinos intervalados de alta intensidade.
No entanto, a corrida na rua incorporando sprints ou intervalos de alta intensidade de subidas, pode desafiar seus músculos de forma mais intensa, ajudando no ganho de massa muscular.
O primeiro passo para escolher entre o treino na esteira ou na rua é avaliar seus objetivos, preferências e praticidade.
Também é importante escolher a opção que mais se alinhe à sua rotina e preferências, a fim de garantir que você treinará de forma consistente e não desistirá do cardio.