Ganhar massa muscular é um desafio que muitos enfrentam, e a dificuldade pode estar diretamente ligada à disponibilidade de energia que você tem.
Mas você conhece o segredo do Muzy para progredir carga e ganhar músculos?
O primeiro passo para aprender a progredir carga é entender que a restrição calórica pode dificultar o ganho de massa muscular.
Quando alguém está acima do peso, é necessário fazer uma dieta de restrição calórica, que pode diminuir a resistência insulínica, o que torna ainda mais desafiador o ganho de massa.
No entanto, quando essa restrição é corrigida, é possível recuperar a massa muscular perdida e ajudar a construir massa enquanto se perde peso.
A chave para o ganho de massa muscular está na progressão de carga, que deve ser feita de forma inteligente e otimizada.
É necessário ter em mente que se você não progride na carga, não consegue crescer, pois não há evolução no treino.
Existem várias técnicas de progressão de carga, mas uma das mais eficazes é a pirâmide, onde você aumenta o peso gradualmente e permite uma adaptação progressiva do seu corpo.
O segredo está na velocidade da progressão: quanto mais lenta for a progressão de peso, maior será o peso que você conseguirá levantar.
Por exemplo, ao aumentar o peso no leg press, é recomendado adicionar apenas pequenas quantidades, como 5 kg de cada vez, para garantir que você não sinta um esforço excessivo.
No supino, você pode optar por aumentar o peso ainda mais lentamente, como 2 kg de cada lado, para garantir que você possa levantar um peso maior de forma segura.
Isso porque, durante a progressão de carga, não é indicado que você chegue na fadiga muscular, já que isso fará com que você tenha uma progressão mais limitada.
Outro segredo é manter um número de repetições entre 8 e 15, sem permitir a falha técnica. Essa dica é fundamental para evitar lesões e maximizar os ganhos de massa muscular.
Você deve parar antes de perder o controle sobre a repetição, garantindo que cada movimento seja executado corretamente e sem risco de esforços extras desnecessários.
Ganhar músculos não é apenas sobre o treino intenso na academia.
Para a reparação muscular, além de carboidratos, você também deve focar no consumo de proteínas. Priorize fontes de proteína de alta qualidade, como carne magra, peixe, ovos, laticínios e Whey.